sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ilya Hirsch: "No Brasil, cruzeiros perdem espaço ano a ano"

O diretor-geral da Qualitours e também especialista no mercado de cruzeiros, Ilya Hirsch, alertou o trade quanto a queda de passageiros na temporada brasileira 2013/2014, com relação a anterior. De acordo com ele, o mercado nacional chegou ao seu ápice e dificilmente voltará aos números anteriores.
"De acordo com dados da CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), 230 viagens serão feiras este ano com 648 mil cruzeiristas. Número bem menor do que os quase 900 mil da temporada passada. O Governo Federal tem grande parcela de culpa nisso asfixiando o segmento com altas taxas", comentou.
"Para atracar no porto de Santos, pagávamos R$ 6 por pessoa. Agora, a taxa é de R$ 58. Mais caro que Veneza! Além do mais, o Governo ainda cobra que a tripulação tenha cerca de 30% de cruzeiristas brasileiros contratados pelo regime CLT ao contrário do resto do mundo", completou.
Para o executivo, a solução, para que os números não caiam ainda mais, é a busca por grupos de incentivo, além dos cruzeiros temáticos. "Os brasileiros não estão mais interessados em cruzeiros básicos. O nosso problema é a falta de novos destinos. O Rio Amazonas, por exemplo, é mau aproveitado", finalizou Ilya Hirsch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário