segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dicas para um embarque tranquilo na temporada de cruzeiros

Local onde quem vai de carro despacha as malas
A temporada de cruzeiros marítimos começou com a chegada do Empress no dia 10 de novembro, no Porto de Santos, litoral de São Paulo.
Segundo o diretor de operações do Concais, Flavio Brancato, é preciso se preparar para a viagem antes de ir para o terminal. Os passageiros devem ficar atentos aos detalhes, levando em conta a documentação necessária, a bagagem e o transporte mais viável para se chegar ao Concais. Confira as dicas para ter um embarque e desembarque tranquilo na temporada de cruzeiros marítimos 2014, com os comentários do diretor operacional do Concais:
Horário
O principal é o horário. O horário de chegada, do check-in e de embarque está especificado no voucher. Se programe para chegar ao terminal no horário indicado e leve em conta o trânsito na cidade.
Documentação
Para a viagem de navio é necessário apresentar documento original, além de ser exigido que esteja em bom estado. É proibido, por lei, o embarque de passageiros com cópias de documentos, ainda que autenticadas. Verifique no site do Concais as documentações específicas para as viagens nacionais e internacionais para brasileiros, estrangeiros e crianças.
Bagagem
O passageiro deve chegar no terminal com a mala etiquetada para agilizar o despacho da bagagem. Segundo o diretor do Concais, a etiqueta azul vem no voucher emitido e deve ser fixada na mala. Se o passageiro perder a etiqueta ou esquecer de colocá-la na mala, ele irá atrasar o despacho da bagagem.  “Ele terá que se dirigir ao armador, assim que chegar ao terminal, pegar uma nova etiqueta e colocar na mala para poder despachá-la“, explica Brancato.
Segundo o Concais, não é permitido o embarque de passageiros portando materiais pontiagudos ou com lâminas maiores do que sete centímetros, bem como materiais que emitam calor ou produzam chamas como ferros de passar, fogões elétricos, velas, secadores de cabelo e similares.
Transporte
 - Carro particular
 Os passageiros podem deixar o carro no estacionamento do Concais, o único reconhecido pela Autoridade Portuária do Porto Organizado de Santos. A reserva de vagas pode ser realizada pelo próprio site do terminal, onde também é possível fazer simulações de valores de acordo com o período da viagem. Segundo o diretor do Concais, há em torno de 4 mil vagas. “No pico da maior temporada, tivemos cerca de 900 carros. Vaga não é um problema.
 - Táxi
 A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos tem os táxis credenciados para trabalhar dentro do terminal. A entrada é pelo portão 4. O passageiro deve deixar as malas devidamente etiquetadas diretamente com o atendente da companhia marítima. Após a entrega das malas e do veículo o passageiro segue para o salão Aldo Leone e aguarda as instruções para check in e embarque.
- Ônibus
 Verifique o horário e o local de saída e chegada com a companhia responsável pelo fretamento. Segundo o Concais, o ônibus deve entrar pelo portão de número 2 do terminal e estacionar para descida do passageiro que deve se dirigir ao salão Aldo Leone e aguardar as instruções para os procedimentos de check in e embarque. As malas devidamente etiquetadas devem ser entregues no armazém de bagagens, com entrada pelo portão 4 nos caminhões-baú posicionados nas plataformas.
*O passageiro que vem de carro tem que estar alerta porque tem uma ação externa de outros estacionamentos. Esse pessoal faz uma ação perto do terminal, na própria cidade, assediando os passageiros. Isso é muito ruim para a imagem da cidade e é um serviço não recomendado”, afirma.
 A entrada é pelo portão 4. O passageiro deve deixar as malas devidamente etiquetadas diretamente com o atendente da companhia marítima. Após a entrega das malas e do veículo o passageiro segue para o salão Aldo Leone e aguarda as instruções para check in e embarque. O terminal disponibiliza um serviço de transfer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário