quarta-feira, 8 de maio de 2013

Navio de carga bate em torre de controle em porto de Gênova

Equipes de resgate retiraram ao menos seis corpos dos destroços de um navio de carga que se chocou contra uma torre de controle enquanto deixava o porto de Gênova, na Itália, na terça-feira (7). Segundo autoridades italianas, quatro sobreviventes foram hospitalizados e há desaparecidos, provavelmente, presos dentro do elevador da torre submersa.
Luca Cari, porta-voz dos bombeiros que trabalham no local, afirmou à agência Associated Press que o quinto corpo foi encontrado perto do elevador. A batida ocorreu por volta das 23h de terça-feira no horário local (18h em Brasília) durante uma mudança de turno, tornando a contagem da equipe que estava na torre de controle no momento do acidente mais difícil.
"Esse evento é inacreditável, porque tínhamos as melhores condições de navegação possível", disse Luigi Merlo, presidente da autoridade portuária de Gênova. O navio era o Jolly Nero da linha italiana Ignazio Messina & C.S.p.A. Da companhia linha Messina de Gênova e possui uma frota de 14 navios de carga, sendo o Jolly Nero um navio com 239 metros de comprimento e 30 metros e largura. Não há registros de desaparecidos entre a tripulação do navio.
A agência de notícias Ansa citou uma autoridade da empresa dizendo que nada igual tinha acontecido antes com a companhia, que foi fundada em 1921. "Estamos devastados", disse.
Andrea Furgani, um dos primeiros socorristas a atender as vítimas, disse que tripulantes inicialmente levaram quatro feridos para hospitais na região de Gênova. "As condições eram críticas. Eles sofreram ferimentos principalmente por compressão, quebraram ossos e se machucaram no peito", disse.
O desastre alarmou o país que há pouco mais de um ano testemunhou outra tragédia em seu mar quando o Costa Concordia bateu contra um recife perto da ilha de Gilglio, deixando 32 mortos.
O parlamento fez um minuto de silêncio pelas vítimas em Gênova, o prefeito de Gênova proclamou um período de luto e o presidente Giorgio Napolitando enviou suas condolências aos familiares das vítimas em nome da nação.
O porto de Gênova, localizado na costa oeste Italiana, é o mais movimentado do país em termos de carga e um importante porto para a saída de navios de cruzeiros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário