quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Bahia espera chegada de 180 mil turistas na temporada 2014/2015

Está aberta a temporada de Cruzeiros na Bahia. Mais de 180 mil turistas estão sendo aguardados vindos pelo mar para este verão na Bahia, conforme a Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia).
A temporada começou nesta quinta-feira (6/11) com a chegada do navio Empress. Nos próximos meses serão ainda 68 embarcações até o final de março de 2015. O número, no entanto, é menor do que no ano passado. Segundo a Codeba, a redução é por conta do fluxo de turistas recebidos pelo Brasil no período da Copa do Mundo.
Na temporada 2013/2014, passaram pelo Porto de Salvador, 81 navios de cruzeiro, com um total de 204 mil passageiros. Para o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, houve o interesse maior no período da Copa, o que acabou reduzindo os números de navios nesta época do verão.
“É evidente que este ano, sobretudo em termos de turismo internacional, o interesse maior pelo Brasil se concentrou no período da Copa, o que provavelmente vai afetar a movimentação na temporada que se inicia”, avalia Muniz Rebouças.
Já o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Pedro Galvão discorda. Ele pontuou que os custos dos navios estão altos, conforme denúncia que recebeu do trade turístico. “A Copa foi importante porque mostrou uma cidade bem avaliada, inclusive na área de segurança. O que não está havendo é navio. Se houvesse mais navios, consequentemente teriam mais passageiros. Noventa e nove por cento do público que viaja em Cruzeiros são brasileiros”, disse. Galvão, acrescentando que recebeu uma solicitação do trade turístico para criar medidas que reduzam os custos.
 “As companhias de navegação, conforme as queixas do trade  afirmam que os custos da praticagem, quando o navio entra na Baia de Todos os Santos, são muito alto. Segundo a informação que tenho, e vou apurar, é que na Bahia é cobrado cinco vezes mais do que outros portos”, afirmou.
O titular da pasta de turismo do estado ressaltou ainda a importância dos Cruzeiros para a economia local e venda de imagem da Bahia. “Entendemos que o turista de Cruzeiro é muito importante, não pelo que eles gastam, até porque passam em média apenas 12 horas na cidade, é o tempo que o navio fica estacionado. Mas esses turistas se bem orientados, se bem tratados, eles retornam para visitar os lugares que não tiveram a oportunidade de conhecer, além de voltar com três ou quatro amigos e familiares”, disse. 
Conforme Galvão, “embora os integrantes de um  Cruzeiro não utilizem a rede hoteleira, utilizam restaurantes, táxis, visitam nossos pontos turísticos, compram, então eles têm uma função econômica importante. Porém a principal é ser bem recepcionado para voltarem à cidade”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário