sábado, 2 de agosto de 2014

Seatrade Latin America Cruise de volta ao Brasil

O Seatrade Latin America Cruise Convention, vai acontecer no Rio de Janeiro nos dias 2 e 3 de setembro, no Hotel Sheraton, já desperta a expectativa dos participantes. A convenção que tem como principal objetivo discutir a atuação da indústria do turismo marítimo global - com foco das embarcações nas Américas e, principalmente no Brasil, discute também a relação de infraestrutura e investimentos no setor.
Segundo o presidente da Clia Abremar, Roberto Fusaro, a volta do evento ao país após três anos "em 2011 aconteceu em São Paulo" reflete a importância do mercado brasileiro em comparação a outro internacionais. "A volta do Seatrade ao país é muito positiva. Hoje o Brasil é o principal mercado de cruzeiros na América do Sul", ressaltou.
Segundo ele, um evento que acontece há mais de 20 anos em mercados como os Estados Unidos (Miami), Mediterrâneo, norte da Europa e Oriente, chegou a América do Sul, em locais como Brasil, Argentina e Chile -, mostrando o potencial do país e da região na recepção e envio de passageiros "O Seatrade é o local ideal para se discutir as rotas, portos, infraestrutura e a política. Mas também, a renovação do mercado como, por exemplo, o desembarque de estrangeiros no Brasil", comentou.
Roberto Fusaro acredita que realização do evento no Rio de Janeiro vai de encontro com a importância do mercado brasileiro para o desenvolvimento da indústria de cruzeiros. "Isso pode até gerar uma retomada do segmento seja em vendas ou na participação de armadoras com mais embarcações nos próximos anos", pontuou. "A volta é importante independente da cidade onde vai se realizar", ressaltou.
Mercado - A reunião de entidades, empresas, governo e agentes é de extrema relevância tanto para o crescimento econômico como em postos de trabalho. Roberto Fusaro destacou que depois do crescimento acelerado do setor - que aconteceu até 2010 somando 35% de incremento ao setor, hoje o Brasil experimenta uma queda relacionada a embarcações e transporte de passageiros. "Isso é negativo para o País. Nos últimos quatro anos, o Brasil passou de 20 mil empregos para 15 mil no segmento. Isso está relacionado a diminuição da oferta", disse.
Além disso, Roberto Fusaro destacou que para esta temporada a capacidade está 10% menor em embarcações e receias. "O número de passageiros deve cair cerca 2% em relação ao ano passado", afirmou referindo-se ao menor numero de embarcação e ao aumento da oferta de mini cruzeiros. "As armadoras reduzem a oferta, mas existe o aumento de roteiros curtos o que deve manter equiparado o número de passageiros embarcados com a temporada passada", emendou.
Para ele, a participação da Clia Abremar - como nas outras edições é pertinente ao momento que vive o segmento no país, que perde passageiros para roteiros internacionais. "A concorrência do Brasil é com Oriente Médio, Austrália, Caribe e não com os países vizinhos como Uruguai, Argentina e Chile. "Vamos discutir como poderemos reagir para que o país volte a crescer neste segmento", disse.
O executivo ressaltou ainda que os problemas para o crescimento permanecem os mesmos de uma década atrás, quando se discutia sobre infraestrutura e taxas. "O brasileiro gosta de produtos e com a diminuição da oferta no país, ele tem procurado roteiros internacionais. vamos aproveitar o Seatrade e discutir de maneira formal e informalmente esses assuntos pertinentes a indústria de cruzeiros", finaliza.

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