terça-feira, 10 de março de 2015

Novos destinos para cruzeiros no Brasil

A busca por novos destinos e maior infraestrutura para os cruzeiros marítimos no Brasil tem sido uma das prioridades da Clia/Abremar. O presidente-executivo da entidade, Marco Ferraz, afirmou em entrevista que participou de vários encontros com prefeitos e autoridades em diversas partes do Brasil e que a temporada 2016/2017 já deve ter novidades.
Um dos exemplos é Florianópolis (SC), que há anos não recebe escalas de cruzeiros. Ferraz explicou que há um píer em Canasvieiras e que estão sendo estudos de viabilidade para que o local recebe navios na temporada 2016/2017. De acordo com ele, dependendo do andamento dos trabalhos, podem haver escalas experimentais já na temporada 2015/2016. “Estamos dimensionando as necessidades e procurando alternativas, além de estudos técnicos”, contou Ferraz.
Também em Santa Catarina, outro porto que pode ser potencializado para as próximas temporadas é o de Porto Belo. Ferraz revelou que houve recentemente uma reunião entre Clia/Abremar e Receita Federal e que teve também a participação de senadores, deputados, vereadores locais e do Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz. O objetivo é a instalação de alfandega no porto para que ele possa ser a entrada e saída de passageiros internacionais.
“Porto Belo pode ter um crescimento exponencial sendo tanto o último porto a caminho do prata ou o primeiro na entrada do Brasil”, explicou o executivo. “Poderemos ter testes já na temporada 2015/2016”, complementou.
Além disso, a entidade também se reuniu com representantes de diversos portos do Nordeste. O objetivo foi discutir a infraestrutura local para que eles passem a ser mais utilizados. “Também estamos acompanhando a questão da praticagem, que deve passar por mudanças. Esta é uma coisa que pode deixar o setor mais competitivo”, disse.

Um comentário: