terça-feira, 3 de setembro de 2013

Navio Funchal volta a navegar

O Navio Funchal, que esteve retido em Gotemburgo desde 27 de Agosto devido a problemas técnicos, arranca hoje para um cruzeiro de oito dias na Escócia “com todos os certificados e inspecções efectuadas”, indica o CEO da Portuscale Cruises, Rui Alegre.
A mensagem de Rui Alegre deixada na página da companhia ao fim do dia de ontem sublinha que “as inspeções realizadas nos últimos dois dias foram profundas e detalhadas como seria de esperar”, tendo sido “conduzidas pelo Port State Control de Gotemburgo e pelo Bureau Veritas, na Suécia” e seguido “todos os detalhes das inspeções técnicas do navio, ao nível de segurança, materiais, equipamentos, documentos e procedimentos”.
A notícia de que o navio estava retido na Suécia tornou-se conhecida a 30 de Agosto, quando o “Jornal de Notícias” escrevia, citando um jornal sueco, que o Navio estava retido há três dias em Gotemburgo devido a problemas relacionados com equipamentos salva-vidas, portas estanques e falta de conhecimentos adequados por parte da tripulação.
A informação incluía uma mensagem deixada por Rui Alegre na página da empresa em que dava conta de “um problema elétrico de ligação entre a ponte e duas das quinze portas estanque, bem como uma das estações de incêndio”.
No dia 30 de Agosto, o CEO da empresa respondia às notícias a partir da página da Portuscale sublinhando que “é totalmente falso que o Paquete Funchal tenha equipamentos salva-vidas que não estão aprovados e que a sua tripulação tenha conhecimentos inadequados sobre qualquer das medidas de segurança”.
“As nossas tripulações são todas certificadas pelas entidades competentes” e o “equipamento salva-vidas é e está devidamente certificado e credenciado”, sublinhava Rui Alegre, destacando que a verdade é “que houve uma inspecção, que sabíamos de antemão que iria existir, ainda estava o navio em Lisboa”.
Antes da chegada a Gotemburgo, as autoridades suecas já teriam sido informadas acerca das duas avarias com duas das 15 portas estanques e com uma estação de sprinkler.
A empresa portuguesa Portuscale Cruises investiu mais de dez milhões de euros na remodelação do Navio Funchal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário