O Porto de Santos recebe nesta quinta-feira (9) um navio
superconteineiro, o Cap San Antonio, capaz de transportar
9.600 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e que tem 333
metros de comprimento. Ele chegará às 10 horas,
indo para o Terminal de Contêineres (Tecon), operado pela Santos Brasil
na Margem Esquerda do complexo santista.
De acordo com a lista de atracação da Santos Brasil, disponível no site
da operadora, nessa escala, o navio irá descarregar cerca de 800
contêineres. Ele opera na linha que liga a Europa e a costa leste da
América do Sul (onde está Santos).
Da armadora alemã Hamburg-Süd, o cargueiro integra a classe Cap San, que
reúne os maiores navios da empresa. Ele é do tipo Super-Post Panamax,
ou seja, é mais largo do que as atuais eclusas do Canal do Panamá, que
tem 33,5 metros. Com 48,2 metros, ele só poderá utilizar a via marítima
que liga os oceanos Pacífico e Atlântico quando forem concluídas as
novas eclusas, com 55 metros de largura, o que deve ocorrer no início de
2016.
Na classe Cap San, estão ainda o Cap San Marco e o Cap San Nicolas,
ambos com capacidade para 9.600 TEU e que vêm frequentemente a Santos.
Construído pelo estaleiro sul-coreano Hyundai Heavy Industries, Cap San
Antonio foi entregue neste ano, como parte de uma encomenda de seis
embarcações feita pelo armador. Esses novos cargueiros contam com um
diferencial - têm 2.100 tomadas para contêineres frigoríficos. Esse
total faz deles os navios com a maior capacidade para esse tipo de
contêiner no mercado.
O Cap San Antonio começou a vir a Santos em março. Mas esta será sua
primeira escala no Porto desde a cerimônia de batismo, realizada na
segunda-feira da semana passada no terminal de cruzeiros de Le Havre,
principal complexo marítimo da França.
Capaz de transportar 124 mil toneladas, o navio tem um calado máximo de 14 metros e pode se deslocar em até 21 nós (38,7 km/h).
Nenhum comentário:
Postar um comentário