domingo, 11 de dezembro de 2016

Acordo inédito, reduz custos no Porto de Santos para companhias de cruzeiros

Os Práticos são responsáveis a orientar a navegação
dos navios na entrada e saída dos portos.
Para incentivar o turismo de cruzeiros no litoral paulista, sobretudo na região de Santos, São Sebastião e Ilhabela, a Clia Brasil e a Praticagem São Paulo assinaram acordo para dar uma remuneração diferenciada a serviços de praticagem para navios de cruzeiros, reduzindo os custos deste item. Após dois anos de negociações, chegou-se a uma tabela com vigência para cinco temporadas.
Os valores serão calculados com base no número de leitos e escalas dos cruzeiros. Ou seja, quanto maior for o número de escalas em Santos ou São Sebastião, maior será o desconto. Segundo a Clia Brasil, chegou-se a um desconto de 26% nas taxas para a temporada que se inicia agora.
“Esse acordo é muito positivo. A praticagem abriu essa oportunidade de negociação e chegamos a uma tabela customizada para os navios de passageiros, um fato inédito no mundo”, comentou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.

Iniciada no final de novembro, a temporada 2016/2017 de cruzeiros terá sete navios em águas brasileiras. A expectativa é que 381 mil cruzeiristas sejam atendidos, passando por 108 roteiros diferentes de viagens. 

De acordo com o presidente da Praticagem de São Paulo, Cláudio Paulino Rodrigues, as negociações para a definição do novo cálculo de cobrança do serviço demoraram quase dois anos para serem concluídas. A intenção foi ampliar o número de escalas de navios de passageiros no Porto e ainda incentivar o desenvolvimento do setor de serviços e de atendimento ao turista na Cidade.
Prático sobe a bordo de navio na Barra de Santos: profissionais são responsáveis por orientar a navegação no interior das áreas portuárias 
“Esta é uma demanda que a indústria de cruzeiros apresentou há bastante tempo. Nós entendemos o momento que o Brasil está passando, entendemos a diminuição do número de navios de cruzeiros e sentamos para conversar no início de 2015, até chegarmos a uma definição agora”, explicou o executivo. 
Até ontem o preço cobrado era baseado em uma tabela negociada com o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar). A partir de agora, o custo do serviço de praticagem dos navios de cruzeiro passa a ser calculado com base no número de escalas no complexo santista e no Porto de São Sebastião, no litoral norte do Estado.
“Na tabela, há um fator de preço relativo ao número de leitos que o navio oferece e outra coluna diz respeito à quantidade de escalas que as empresas de cruzeiros fazem aqui, no Porto de Santos. Um navio que faz oito escalas vai pagar cerca de R$ 13, 00 por leito. Já para um navio que venha para cá e faça mais de 20 escalas, esse preço fica perto de R$ 10,00 ou R$ 11,00”, explicou Rodrigues. 
Conforme a nova tabela da Praticagem, o valor mais baixo a ser pago pelas armadoras de cruzeiros é de R$ 10,37 por leito. Neste caso, é necessário que a embarcação atraque mais de 46 vezes em Santos na mesma temporada. Em São Sebastião, o valor cai para R$ 8,78, nas mesmas condições. Já os preços mais caros são R$ 15,75 e R$ 16,65, respectivamente.
Negociação
Para o presidente-executivo da Clia Brasil, Marco Ferraz, a mudança de cálculo era necessária devido às características dos navios de cruzeiros. Segundo ele, por conta dos dois motores instalados nas partes dianteira e traseira das embarcações, a manobrabilidade torna-se muito mais fácil, além da tecnologia moderna, que não exige tantos esforços dos práticos. 
“Como a gente está em um momento de falta de competitividade no Brasil, a gente tem que melhorar em todos os segmentos. E a praticagem é um segmento importante, que gera um custo para os armadores. Essa abertura que eles nos deram para a gente mudar o método e começar a fazer o cálculo em leitos foi muito importante. A gente espera que esse exemplo seja seguido por outras praticagens, porque a gente tem um País pronto para receber navios”, afirmou. 
Mas, para Ferraz, além da assinatura do acordo com a Praticagem de São Paulo, existem outras questões que precisam ser repensadas para garantir uma maior oferta de navios de cruzeiros no cais santista. “A gente tem que mexer em muitos outros segmentos, mas (o desconto da Praticagem) é um impacto importante, sem dúvida. Estamos falando em 26% e tem muitos milhões de custos nesse setor. É relevante esse desconto. A gente fica mais perto do que é praticado no mundo todo e transforma o Brasil em um País um pouco mais competitivo. Temos que melhorar em infraestrutura, impostos e custos”, explicou o presidente-executivo da Clia Brasil.

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