quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Eventos em navios de cruzeiros cresce no Brasil

Splendour é um dos navios mais requisitados para eventos
Quando o terminal de embarque de cruzeiros de Santos mais se parecia com um galpão, em 1995, a
primeira edição do Congresso de Medicina Reprodutiva e Climatério foi realizada a bordo do navio Eugenio Costa, construído na década de 1960. "Fretamos o navio inteiro daquela vez e desde então o congresso passou a ter essa característica, de ser sempre realizado em navios. As pessoas esperam por isso", conta Newton Eduardo Busso, médico e coordenador-geral do evento. Desde então, foram sete congressos e a oitava edição aconteceu dia 9 de dezembro de 2013 a bordo do MSC Preziosa.
Para Busso, que está a frente do congresso desde a primeira edição, um navio é o espaço ideal para esse tipo de evento. Une em um só espaço: hospedagem, alimentação, trabalho, confraternização e lazer. Desta vez, foram reunidos 300 congressistas especialistas em reprodução humana e suas famílias - totalizando 800 pessoas.
A partir dos anos 90, a oferta de cruzeiros cresceu no Brasil até chegar ao auge nesta década. Este ano, 11 navios fazem a temporada brasileira. Aos poucos, os eventos a bordo passaram a ser filão importante para operadoras de viagens marítimas.
"É um bom negócio para nós e para as empresas. Conseguimos antecipar a demanda por leitos e garantir uma ocupação mínima da temporada. Para a empresa, a questão da infraestrutura é o grande atrativo", diz a gerente de marketing da Royal Caribbean, Fernanda Dominicis. Com exceção do Ano Novo, todas as outras datas da temporada têm grupos corporativos a bordo.        
A Royal Caribbean, com o navio Splendour of the Seas, oferece pacotes especiais para grupos a partir de oito cabines e neste ano obteve um crescimento de 27% na procura por pacotes corporativos. Nesta temporada, a empresa também fechou dois fretamentos - quando o navio todo é reservado para uma única empresa.
A bordo dos navios há espaço para viagens de incentivo (como premiações a funcionários, clientes e fornecedores), congressos, convenções de vendas, reuniões e eventos lançamentos de produtos. A infraestrutura é o principal ponto positivo para Wanderley Saldanha, diretor da Associação de Marketing Promocional (Ampro). "São eventos sem o stress logístico, não tem que ficar entrando e saindo de ônibus, o que é mais confortável para o participante". No navio, basta pegar o elevador ou usar as escadas.
Por outro lado, a menor possibilidade de personalizar as rotas e as atividades são pontos limitadores para ele. O mesmo serve para a restrição de datas, já que a temporada começa em novembro e vai até abril. Além disso, para grupos menores, que buscam exclusividade e privacidade, no navio existe a convivência com outras pessoas.
       

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