Entrevista com o diretor da Pullmantur para o Brasil, Alexandre Zachello.
Em meio a uma série de mudanças previstas para a temporada 2016/2017 ao
redor do globo, a companhia estuda também se, de fato, seguirá atuando
no Brasil.
“O certo no momento é que não teremos mais o Empress, que voltará mais
cedo desta temporada para atender outros projetos da Royal Caribbean. Há
uma negociação em andamento para tentar manter o Sovereign como único
navio da Pullmantur para a próxima temporada”, afirmou Zachello,
confiante de que a empresa seguirá na costa brasileira. “Há risco, sim,
de não termos navio no próximo ano, mas acho menos provável.”
Membro
da Clia Abremar, Alexandre Zachello aproveitou para criticar a forma
como o governo trata o segmento. Com alto custo operacional e
infraestrutura deficitária, o País não traz boas perspectivas para o
futuro, na visão do dirigente.
“Para se ter uma ideia, o Porto
de Salvador tem custo de prático 2.900% maior do que o porto de
Barcelona, na Espanha; operar no Caribe custa um terço do que custa no
Brasil. Adicione a esse cenário a ascensão de destinos como Cuba, China e
Austrália, que, ao contrário do nosso governo, incentivam a chegada de
novos cruzeiros. Não tenho dúvidas de que a temporada 2016/2017 será bem
menor do que os atuais dez navios”, explicou ele, antes de cravar: “se o
governo fosse parceiro da indústria e regularizasse uma série de
questões que afastam as companhias, garanto que a Pullmantur teria um
navio percorrendo o Nordeste o ano inteiro”.
Outra
certeza, mesmo após a definição de atuação no Brasil, é que o
escritório no País seguirá funcionando. Readequações, porém, terão de
ser feitas.
“Em meados de dezembro - que é quando teremos a
decisão da matriz -, iniciaremos nosso planejamento. A reestruturação
global da companhia afetará muitos mercados, porque há uma tendência em
otimizar a frota e equalizar a força de vendas para as demandas
previstas. O que temos feito por aqui é aumentar o foco nas vendas
internacionais. Queremos cada vez mais brasileiros realizando viagens de
cruzeiro pelo mundo”, detalhou.
Na mesma data é aguardado também
um pacote de melhorias de produtos a bordo que, segundo Zachello e
Maruilson, deve redefinir o conceito da companhia.
“Essa novidade
estará em todos os nossos navios, independentemente de onde eles
estiverem navegando”, finalizou o diretor da armadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário