A Pullmantur, companhia de cruzeiros espanhola do grupo Royal Caribbean, comunicou aos seus trabalhadores a intenção de avançar com um despedimento colectivo, através de um Expediente de Regulação de Emprego (ERE), que abrange as suas holdings Pullmantur e Pullmantur Cruises, escreve a imprensa espanhola.
A comunicação aos trabalhadores foi feita esta segunda-feira através de uma notificação interna e prevê um prazo máximo de 15 dias para que os trabalhadores designem representantes e se iniciem as negociações.
Uma vez eleitos os representantes dos trabalhadores dos diferentes centros de trabalho afectados, estes deverão constituir uma comissão representativa, indica a empresa, acrescentando que em caso de incumprimento das datas estabelecidas, a direcção dará início ao procedimento, comunicando-o formalmente à Autoridade Laboral.
O portal espanhol especializado em notícias de turismo “Nexotur” indica que segundo o artigo 51 do Estatuto dos Trabalhadores se entende por despedimento colectivo a extinção de contractos de trabalho fundada em causas económicas, de organização ou de produção.
A Pullmantur lançou em Julho um plano de expansão na América Latina, que prevê a criação de uma sede na região, segundo um comunicado, em que especifica que a América Latina é origem de 65% dos seus clientes, enquanto o mercado espanhol representa 35%.
O objectivo do plano, a desenvolver nos próximos três anos, é chegar aos 500 mil passageiros anuais na América Latina.
O anúncio deste plano foi desde logo relacionado com uma redução das estruturas em Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário