terça-feira, 17 de novembro de 2020

MSC cancela temporada do Musica e do Sinfonia na América do Sul

MSC Sinfonia frente ao Concais
A MSC Cruzeiros anunciou o cancelamento da temporada 2020/2021 do MSC Musica, navio que realizaria embarques em Santos (SP) e Itajaí (SC), e do MSC Sinfonia, que teria embarques em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai. A decisão acontece em função do fechamento das fronteiras no Uruguai para a temporada de verão e a indefinição de autoridades e órgãos reguladores de Argentina e Brasil em relação aos protocolos da companhia.
Outro fator que pode ter pesado no cancelamento, foi a decisão do governo brasileiro de restringir por 30 dias a entrada de estrangeiros por via terrestre e marítima. A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última quinta-feira (12) afeta as primeiras saídas do Sinfonia.
Originalmente a temporada da MSC na Argentina e no Uruguai, seria realizada com o MSC Orchestra, mas devido às alterações na programação da companhia, por conta da pandemia de Covid-19, o navio foi substituído pelo Sinfonia, que inicialmente seria o quarto navio da temporada brasileira, com embarques em Itajaí. Na nova programação, divulgada em junho, o Sinfonia realizaria itinerários de 8 e 9 noites de Buenos Aires e Montevideo para Búzios, Rio de Janeiro, Ilhabela, Ilha Grande/Angra dos Reis e Itajaí.
O MSC Musica foi a solução para uma fusão em um único navio dos itinerários que seriam realizados por Fantasia e Sinfonia, que na programação original fariam cruzeiros de Santos e Itajaí para Argentina e Uruguai. O Musica faria roteiros de 7 a 9 noites partindo de Santos, visitando Itajaí e Punta del Este, Uruguai, com pernoite em Buenos Aires.
O MSC Preaziosa, mesmo com alterações, a temporada segue com início previsto para 19 de dezembro. A MSC terá dois navios,  o MSC Seaview, com embarques em Santos, e o MSC Preziosa, com embarques no Rio de Janeiro. O primeiro terá itinerários de São Paulo para o Nordeste. Já o Preziosa contará com minicruzeiros e itinerários para o Nordeste, além de uma programação com cruzeiros para Argentina e Uruguai. A  decisão do Uruguai de fechar fronteiras pode impactar também nos itinerários do Preziosa. A companhia informou que está estudando alternativas para os itinerários de Punta Del Este.

CANCELAMENTOS

Todos os hóspedes que tiveram a sua reserva afetada pelas mudanças na temporada 2020/2021 serão elegíveis para compensação conforme abaixo:
• Os hóspedes receberão uma carta de crédito para um futuro cruzeiro no valor total da reserva paga originalmente
• Esta carta de crédito poderá ser utilizada em qualquer futura viagem com a MSC Cruzeiros até abril de 2022
• Adicionalmente, a MSC concederá um crédito a bordo para ser utilizado em um próximo cruzeiro, sendo EUR/USD 200 por cabine, para cruzeiros de 7 ou mais noites


 

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

MSC Magnifica partiu hoje de Gênova

MSC Magnifica em Gênova
O MSC Magnifica, é o segundo navio da MSC Cruzeiros a retomar as operações após a suspensão devido à pandemia, o primeiro a navegar foi o MSC Grandiosa em Agosto, e a implementar o protocolo global de saúde e segurança da MSC Cruzeiros.
O navio voltou a navegar hoje partindo do Porto de Gênova, com segurança, graças a um rigoroso protocolo de saúde desenvolvido pela empresa em conjunto com especialistas internacionais e com a colaboração das autoridades italianas.
O MSC Magnifica iniciou um cruzeiro de 10 noites pelo Mediterrâneo ocidental e oriental, com escalas programadas no porto de Livorno - para visitas a Florença e Pisa - Messina, Pireu para a visita a Atenas, Katakolon para Olympia, Valletta em Malta e Civitavecchia para Roma, antes de retornar a Gênova. Até o final do ano, o navio está planejando um total de seis cruzeiros pelo Mediterrâneo, incluindo uma viagem especial de Natal de 8 noites que partirá de Gênova em 18 de dezembro.
As medidas de segurança global - em primeiro lugar aquelas destinadas a proteger o bem-estar dos hóspedes, tripulantes e visitantes - foram implementadas pela primeira vez em agosto, quando o MSC Grandiosa se tornou o primeiro grande navio de cruzeiro do mundo a retorno ao serviço completando nove viagens de uma semana e demonstrando a eficácia do protocolo. As medidas prevêem a proteção da "bolha social" em terra para os hóspedes, de forma a permitir-lhes o acesso a destinos seguros em cada porto de escala.
O protocolo de saúde e segurança da MSC Cruzeiros inclui exames de saúde de todos os passageiros e tripulantes, com testes de Covid-19 a serem realizados antes de embarcar no navio; medidas elevadas de saneamento e limpeza a bordo; distanciamento social; uso obrigatório de máscara em áreas públicas e tecnologia de rastreamento de contatos com pulseira MSC For Me. Nessa fase inicial, a capacidade do navio também foi reduzida para 70% para garantir o distanciamento social a bordo.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

MSC Preziosa terá 4 cruzeiros temáticos em 2021

A PromoAção, empresa de cruzeiros temáticos, confirmou quatro cruzeiros a serem realizados entre fevereiro e março de 2021 a bordo do MSC Preziosa. As viagens terão duração de três noites, com embarque e desembarque em Santos (SP) ou Rio de Janeiro (RJ), seguindo todos os protocolos especiais estipulados pela Anvisa e pela MSC para garantir a proteção dos hóspedes e tripulação.
Para abrir a temporada, de 26 de fevereiro à 1º de março, acontece a terceira edição consecutiva do WS On Board, com o cantor Wesley Safadão, que trará convidados como Marilia Mendonça, Dilsinho e Dennis DJ para gravar seu primeiro DVD em alto mar.
Na sequência, é a vez do Energia na Véia, que completará seu 15º ano a bordo. Os amantes de flash back poderão desfrutar de diversas festas e shows em um ambiente familiar, já que o navio oferece divertimento para todas as idades. Entre as principais atrações estão Sidney Magal, Jota Quest, Roupa Nova, Biquini Cavadão, Guilherme Arantes, Ira e Frejat.
Comemorando o Carnaval, a PromoAção vai realizar o primeiro bloquinho no mar entre 12 e 15 de março, o Vumbora Pro Mar. A ideia surgiu após Bell Marques, ex-vocalista do Chiclete Com Banana e comandante da festa, ser convidado por Wesley Safadão numa edição anterior do WS On Board. Bel gostou tanto, que quis fazer o seu próprio cruzeiro com presença de outros artistas especiais, entre eles Durval Lellys, Harmonia do Samba e Saulo.
E para fechar o primeiro trimestre, o MSC Preziosa será palco do o Navio da Mix, pelo segundo ano consecutivo, de 18 a 21 de março. Serão 72 horas shows dos artistas mais badalados da atualidade como Alok, Luan Santana, Thiaguinho, Natiruts, Jorge & Mateus, Vintage Culture, Zé Neto & Cristiano, Gustavo Mioto, Bruno Martini, Vitor Kley, Maneva, Luisa Sonza e Malifoo.
O MSC Preziosa tem capacidade para acomodar mais de 4.300 pessoas em cerca de 1.750 cabines, divididas em cabines internas, externas com janelas, externas com varanda, suíte e as MSC Yatch Club. Além disso, o navio oferece seis opções de restaurantes de diversas gastronomias, spa, solarium, academia, três piscinas, hidromassagem, quadras de basquete, tênis e vôlei, tobogã, salão de jogos e discoteca.
Em 2021, a PromoAção vai investir cerca de R$ 35 milhões para receber cerca de 25 mil passageiros.

Confira abaixo a programação completa.

WS on Board
Data: 26 de fevereiro a 1º de março de 2021
Atrações: Wesley Safadão, Marilia Mendonça, Dilsinho, Dennis DJ, Leo Santana, Eric Land e Tirullipa
Embarque e desembarque: Rio de Janeiro – RJ
www.wsonboard.com.br

Energia na Véia
Data: 05 a 08 de março de 2021
Atrações: Roupa Nova, Jota Quest, Biquini Cavadão, Sidney Magal, Guilherme Arantes, Ira, Frejat.
Embarque e desembarque: Santos - SP
www.navioenerginaveia.com.br

Vumbora Pro Mar
Data: 12 a 15 de março de 2021
Atrações: Bell Marques, Durval Lellys, Harmonia do Samba, Saulo, É o Tchan, Rafa e Pipo Marques.
Embarque e desembarque: Santos - SP
www.vumborapromar.com.br

Navio da Mix
Data: 18 a 21 de março de 2021
Atrações: Alok, Jorge e Mateus, Luan Santana, Thiaguinho, Vintage Culture, Ze Neto e Cristiano, Natiruts, Maneva, Luisa Sonza, Bruno Martini, Malifoo, e Gustavo Mioto.
Embarque e desembarque: Santos - SP
www.naviodamix.com.br

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

MSC Cruzeiros está pronta para as operações na América do Sul

MSC Preziosa inicia os cruzeiros dia 15/11

A MSC Cruzeiros está pronta para retornar as operações para a América do Sul de forma gradual e segura.
De fato, a empresa confirmou o seu compromisso com as autoridades brasileiras, argentinas, uruguaias e com as autoridades competentes, bem como de um recomeço gradual e seguro com base nos novos protocolos de saúde e segurança.
O armador procura prosseguir uma discussão com as autoridades dos referidos países para a aprovação do novo protocolo e consequentemente para o reinício dos cruzeiros.
A temporada 2020/2021 da América do Sul começará em 15 de novembro com o primeiro cruzeiro a bordo do MSC Preziosa. Na última temporada, cinco navios navegaram em águas sul-americanas com destino ao Brasil, Argentina e Uruguai. Em junho, a empresa anunciou mudanças para a temporada de cruzeiros 2020/2021 com mudanças nos itinerários e redução do número de navios. Os navios a zarpar serão MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Musica e MSC Sinfonia.
O MSC Seaview substituirá o MSC Grandiosa com roteiros para Salvador e Maceió.
O MSC Musica substituirá o MSC Fantasia e oferecerá roteiros para Argentina e Uruguai.
O MSC Sinfonia
substituirá o MSC Orquestra com embarques em  Buenos Aires e Montevidéu.
“No Brasil e em toda a América do Sul, a indústria de cruzeiros representa uma importante contribuição para a economia dos destinos visitados por seus navios, além de toda a indústria do turismo”, disse a MSC Cruzeiros.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

MSC Cruzeiros divulga protocolo de saúde e segurança nos navios que farão a temporada brasileira

MSC Seaview no Porto de Santos
A MSC Cruzeiros divulgou em vídeo o protocolo de saúde e segurança em relação ao Covid-19 a bordo de seus navios. Em agosto a empresa voltou a navegar nas águas do Mediterrâneo com o MSC Grandiosa e a temporada brasileira de cruzeiros segue confirmada, com navegações a partir de novembro deste ano.
Seguindo as diretrizes dos órgãos de saúde, todo o processo de embarque nos navios foi reformulado. Agora, antes de entrar no terminal, os hóspedes têm a temperatura corporal conferida. Neste momento, os viajantes devem entregar o questionário de saúde previamente preenchido e realizar um teste Swab para Covid-19 (aquele do cotonete). Obviamente, só embarcarão aqueles que não sentirem sintomas.
Todos os cruzeiristas irão receber uma pulseira que irá facilitar o rastreamento de contato e proximidade entre os hóspedes ao longo da viagem. Além disso, as bagagens serão desinfetadas antes de serem levadas a bordo e novos métodos de limpeza, alguns deles com desinfetantes hospitalares, também farão parte da higienização das embarcações.
A experiência a bordo do navio será um pouco diferente nesta temporada. Todos os hóspedes deverão vestir máscara facial nas áreas comuns das embarcações e terão a temperatura corporal medida diariamente. As piscinas e banheiras de hidromassagem estarão abertas, e a programação de entretenimento também será mantida – só que tudo com capacidade reduzida.
Quanto à alimentação, um novo sistema de buffet será empregado em todos os navios: os pratos serão servidos por funcionários, conforme o desejo do passageiro. Outras delas são a redução na capacidade de hóspedes, a limpeza reforçada e uma possível restrição a hóspedes com doenças preexistentes.E, claro, além de todo o protocolo de prevenção, a MSC Cruzeiros desenvolveu um plano de contingência, com centro médico equipado e cabines de isolamento para pacientes suspeitos de Covid-19 e pessoas próximas.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Estamos prontos para operar, afirma CEO da MSC Cruzeiros

MSC GRANDIOSA E MSC MAGNIFICA
Depois de meses parada e após divulgar o protocolo sanitário abrangente criado para a retomada segura de seus cruzeiros, a MSC se prepara para voltar a navegar no Mediterrâneo, por enquanto, com dois de seus navios – MSC Grandiosa e MSC Magnifica. E, segundo o CEO Gianni Onorato, a armadora está pronta para operar, aguardando somente a aprovação final do governo da Itália, que deve vir ainda essa semana. Com o dia 15 de agosto como possível início, as datas oficiais dos cruzeiros serão anunciadas em breve.
“Estamos vendo uma amenização nas restrições de viagens. Os voos estão voltando, assim como os hotéis e resorts estão reabrindo. Acreditamos que também é possível retornar com alguns dos navios, com uma retomada gradual das operações. Para este recomeço, escolhemos o Mediterrâneo por ser uma região que conhecemos muito bem e por ser um dos locais onde a pandemia está melhor controlada”, explicou Onorato em apresentação on-line realizada hoje (4).

Para garantir uma viagem com segurança nesta fase inicial, os navios receberão apenas residentes dos países do Espaço Schengen, a capacidade geral de hóspedes será reduzida para 70%, garantindo a possibilidade de distanciamento social, assim como haverá modificação das atividades a bordo, como teatros, spa e bufês – onde um membro da equipe preparará o prato com as opções de refeições escolhidas pelo passageiro, para evitar que haja risco de contaminação na comida e utensílios.

Por meio de um longo trabalho de consulta e cooperação com governos, autoridades e entidades, a empresa chegou a um protocolo mais rígido e severo e que vai além das diretrizes geralmente adotadas, com o objetivo de criar uma “bolha” na indústria de pessoas seguras e saudáveis, de acordo com Onorato.

“Temos três pilares entre as principais medidas: identificar uma contaminação a bordo, mitigar a transmissão, caso haja, e, por último, cuidar desse hóspede, levando-o com segurança de volta para casa. Os diferentes momentos da jornada do cliente foram profundamente analisados e adaptamos os nossos processos para conter qualquer problema.”
Nos casos de identificação de algum hóspede com covid-19, seja no momento do embarque – que será negado, caso o teste dê positivo – ou a bordo, a MSC lançou, em conjunto com empresas seguradoras, um seguro para que todas as despesas sejam totalmente reembolsadas. Pelo preço de 18 euros, passageiros que não puderem embarcar e participar do cruzeiro terão o reembolso completo, assim como o transporte de retorno para casa e despesas médicas.

“Essas medidas estão em constante evolução, pois estão em acordo com a situação e desenrolar da pandemia do novo coronavírus. Para o nosso programa de inverno, por exemplo, poderemos relaxar algumas das medidas. Vamos ajustando nossos protocolos conforme for necessário”, afirma o CEO.

EXCURSÕES
A saída dos hóspedes (e também tripulantes) nos portos para visitações nas cidades será permitida apenas para os tours organizados especialmente pela MSC. As excursões estarão inclusas em alguns pacotes, de acordo com o nível de experiência e cabine adquiridos.

Serão cinco tipos de passeios e, para aqueles que não compraram, por terem escolhido cabines mais simples, a armadora oferecerá a opção de adquirir três excursões pelo valor de 100 euros. Vale ressaltar que haverá estações ao longo dos portos para testagem de temperatura. 

segunda-feira, 22 de junho de 2020

MSC Seaview substitui Grandiosa e MSC Musica substitui Fantasia na temporada brasileira

MSC Seaview no Porto de Santos
A MSC divulgou alterações na programação da temporada de cruzeiros 2020/2021 na América do Sul com redução no número de navios e também trocas nas embarcações escaladas para cada roteiro. No Brasil, o destaque fica por conta da substituição do MSC Grandiosa, que seria a grande novidade deste ano, pelo também novíssimo MSC Seaview, que há duas temporadas ostenta o posto de maior navio a navegar pela costa brasileira.
Além das incertezas provocadas pela pandemia, a mudança ocorre pelo fato do Seaview já se encontrar na costa brasileira, desde o encerramento precoce da temporada 2019/2020, em março. Outra alteração é a redução de cinco para quatro navios na América do Sul, sendo três com embarques no Brasil. Além do Seaview completam a temporada o MSC Preziosa, com embarques no Rio de Janeiro, MSC Musica e MSC Sinfonia.
O Musica, que substituirá o Fantasia, terá itinerários de São Paulo para Argentina e Uruguai. Já o MSC Sinfonia, que operaria no Sul do Brasil, tendo Itajaí como porto base, foi reposicionado para realizar embarques em Buenos Aires e Montevidéu, substituindo o MSC Orchestra, que operou em ambos os países na última temporada. O navio foi uma das grandes novidades dos últimos anos, tendo aprovação dos agentes da região Sul.
“Revisamos e atualizamos a nossa temporada 2020/2021, que começa a partir do final de outubro. Nossa temporada irá oferecer cruzeiros em todas as regiões do mundo onde tradicionalmente operamos, e embora tenha algumas atualizações em relação ao posicionamento de navios específicos que estava originalmente planejado, iremos oferecer nossos itinerários principais para que os hóspedes possam aproveitar as férias que reservaram conosco”, afirma Gianni Onorato, CEO da MSC Cruzeiros.
O MSC Grandiosa foi anunciado como grande status da temporada 2020/2021, assim como aconteceu com o Seaview em 2018/2019. O navio se juntaria a Fantasia, Preziosa e Sinfonia como os quatro com embarques no Brasil, além do Orchestra, com embarques em Argentina e Uruguai.
Porém, com o impacto provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as incertezas sobre protocolos a serem adotados, a escolha do Seaview, parado na costa brasileira desde março, parece ser uma estratégia para se enquadrar rapidamente a mudanças. Também estão no Brasil o Musica, o Sinfonia e o Poesia. Destes, só o Poesia não estará na temporada 2020/2021.
Já o Preziosa é o único navio que teve a programação original mantida. Com a decisão, a MSC mantém no Rio de Janeiro um navio que possui a categoria de luxo Yacht Club, na tentativa de minimizar cancelamento ou alterações de reservas já realizadas para a área. A proximidade também contribui para a vinda do navio. O Preziosa realizava temporada na ilha caribenha de Martinica antes da pandemia.

Maceió entra como novo Porto de Embarque

O MSC Seaview contará com cruzeiros de sete noites de Santos, Brasil para o nordeste do país e chamando o novo porto de Maceió, Salvador e a ilha da Ilha Grande / Angra dos Reis e Búzios. O MSC Musica oferecerá cruzeiros de sete noites em Santos, ligando para Itajaí / Santa Catarina, Brasil, Punta Del Este, Uruguai e uma noite em Buenos Aires, Argentina.
O MSC Sinfonia oferecerá cruzeiros de oito ou nove noites de Buenos Aires, Montevidéu, Uruguai, Búzios, Rio, Ilhabela ou Ilha Grande/Angra dos Reis e Itajaí, com a possibilidade de embarcar nos portos de Buenos Aires e Montevidéu. O MSC Preziosa operará seus itinerários planejados originais do Rio de Janeiro com uma variedade de cruzeiros de três a oito noites.


domingo, 26 de abril de 2020

4 navios permanecem em quarentena no Porto de Santos

Tripulantes de três navios de cruzeiros que estão em Santos, no litoral de São Paulo, foram desembarcados neste domingo (26). A companhia está realizando o processo de repatriação dos tripulantes para que possam voltar para os seus países de origem por conta da pandemia do novo coronavírus. Os três navios da MSC já estão há cerca de um mês em Santos, quando a temporada brasileira foi interrompida, e não registraram nenhum caso suspeito de Covid-19.
A MSC Cruzeiros disse que está dando prosseguimento ao processo e repatriação dos tripulantes. Neste domingo (26), foram desembarcados 38 tripulantes, sendo 27 do MSC Seaview, cinco do MSC Musica e seis do MSC Poesia.
Segundo a companhia, nenhum dos navios têm passageiros à bordo, já que todos desembarcaram em março. Os passageiros do MSC Música foram desembarcados no dia 17, do MSC Poesia no dia 18 e do MSC Seaview no dia 19.
Com relação aos tripulantes, eles foram colocados em ônibus e levados diretamente para o aeroporto para pegar voos comercias com destino às suas casas. A repatriação de forma imediata por via aérea é uma das possibilidades atualmente previstas para o desembarque de estrangeiros no país de acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil.
A MSC disse que trabalha em conjunto com as autoridades e o processo de repatriação segue rigorosamente todos os protocolos definidos pelo Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Saúde, Ministério do Turismo, Anvisa e autoridades portuárias.
A MSC disse que está, desde o dia 24 de janeiro, tomando medidas adicionais dentro dos navios incluindo triagem frequente por câmeras térmicas antes e durante o cruzeiro, elevada higienização profunda e aumento da desinfecção contínua de áreas públicas, política mais restrita para negar acesso a qualquer pessoa que possa estar em risco e muitas outras medidas para evitar casos de Covid-19. Não há casos suspeitos de Covid-19 entre os tripulantes.
O MSC Seaview está atualmente com 616 tripulantes, o MSC Poesia com 138 tripulantes e o MSC Musica com 295 tripulantes.
 Costa Fascinosa
De acordo com a Anvisa, o navio Costa Fascinosa segue sem alterações desde o último caso de Covid-19 que foi identificado a bordo no dia 12 de abril. Ele continua atracado no Porto de Santos. A quarentena do Costa Fascinosa termina neste domingo (26) e o navio está liberado para deixar o Porto de Santos. A embarcação tem ainda à bordo 451 tripulantes.
Nesta segunda-feira, segundo a Anvisa, o navio vai iniciar o desembarque de alguns tripulantes para repatriação. Os desembarques devem ser realizados após avaliação médica do tripulante e os desembarcados devem seguir diretamente para o aeroporto. A repatriação deve ser autorizada pelo Ministério das Relações Exteriores. Após os desembarques, que deverão ocorrer durante toda a semana, o navio deve iniciar os trâmites para ir embora.
A Costa Cruzeiros disse que não houve desembarque de tripulantes neste domingo e que ainda não há uma previsão de quando o navio deixará o Porto de Santos. A companhia informou que todos os passageiros do navio foram desembarcados no dia 17 de março, data em que a Costa encerrou a temporada devido à pandemia.