sábado, 24 de dezembro de 2016

Porto do Rio de Janeiro recebe 4 navios

Hoje, 24 de dezembro, o Porto do Rio de Janeiro recebeu os navios MSC Preziosa, MSC Orchestra, Costa Pacifica e Costa Fascinosa, aproximadamente 15 mil passageiros e mais de 4 mil crews chegaram na cidade maravilhosa na véspera do Natal. A movimentação no Píer Mauá, era intensa na manhã deste sábado.
Apesar do tempo nublado, o calor ainda era forte e os turistas estavam animados. Alguns deles iam visitar os pontos turísticos tradicionais como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, este é o maior Natal vindo do mar para a cidade. Para o Réveillon, mais três cruzeiros devem atracar no Rio.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

MSC assina contrato para construção de 2 meganavios, vai ser a segunda maior classe de navios de cruzeiros do mundo


Hoje, 22 de dezembro a MSC Cruzeiros confirmou junto a STX France a assinatura do contrato para a construção de dois meganavios da geração Meraviglia-Plus, após o acordo entre as duas empresas quanto às especificações dos transatlânticos, as construções poderão ter início.
Os dois transatlânticos, os maiores já construídos por uma armadora europeia e os segundos maiores navios de cruzeiros do mundo, perdendo só para os navios da classe Oasis da Royal.
“Estou extremamente satisfeito em ver que estamos cumprindo nosso plano industrial com a oficialização do contrato das duas embarcações Meraviglia-Plus. Vejo isso como um reflexo do forte relacionamento entre a MSC Cruzeiros e o STX France. É por essa razão que, além de termos construído os doze navios da frota atual neste estaleiro, planejamos construir outros oito na França, no STX, até 2026”, comenta Pierfrancesco Vago, Presidente da MSC Cruzeiros.
As embarcações Meraviglia-Plus são uma evolução da geração Meraviglia que terão 177 mil toneladas e 2.450 cabines. Com 331 metros de comprimento e 200 cabines adicionais, os transatlânticos Meraviglia-Plus terão capacidade para 6.300 hóspedes e poderão fazer escalas em todos os portos do mundo, assim como seus navios irmãos da geração Meraviglia. Entre os inúmeros recursos que estarão disponíveis a bordo, os dois meganavios terão um calçadão interno com 111 metros de extensão, coberto por uma tela de LED com 95m de comprimento.
Os espetáculos a bordo também alcançarão um novo patamar. O Cirque du Soleil apresentará shows de nível internacional, de forma inédita e exclusiva. Além disso, os gigantes da geração Meraviglia-Plus terão os primeiros museus de arte clássica e contemporânea dos mares. Este espaço, uma novidade na indústria, oferecerá aos viajantes a oportunidade de descobrir mais sobre arte e cultura com peças de diversas partes do mundo.
Maio de 2017: MSC Meraviglia
Março de 2019: MSC Bellissima
Outubro de 2019: “Meraviglia-Plus 1
Setembro de 2020: “Meraviglia-Plus 2

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

MSC confirma 4 navios para temporada 2017/2018 na América do Sul

MSC Preziosa retorna para o Brasil
A MSC Cruzeiros vai trazer quatro navios para América do Sul na temporada 2017/2018, o MSC Preziosa, da classe Fantasia e 3 da classe Musica, sendo o MSC Magnifica para Santos, o MSC Musica para o Rio de Janeiro, e o MSC Poesia para Buenos Aires na Argentina. A oferta total será de 83 mil cabines em 53 roteiros somente na costa brasileira.
“Voltaremos a ter quatro navios na América do Sul”, destacou o diretor geral da MSC no Brasil, Adrian Ursilli. “Teremos uma temporada mais completa, com o Musica baseado no Rio de Janeiro e os outros dois com embarques em Santos. O Preziosa com roteiros para o Nordeste e o Magnifica voltando ao país para cruzeiros para Buenos Aires e Montevidéu”, complementou. No próximo ano, a temporada terá início no dia 19 de novembro com a chegada do Preziosa em Santos e se estenderá até abril de 2018. Na temporada 2016/2017, a companhia irá oferecer 63 mil cabines em 40 cruzeiros. No próximo ano, o total, segundo Ursilli, saltará para 83 mil cabines em 56 cruzeiros, um salto de 31%. "Durante o próximo ano, teremos uma temporada mais completa", afirmou o diretor em um evento de lançamento da temporada 2017/2018.
A redução na operação brasileira neste ano não se relaciona somente com o cenário econômico do País, segundo o diretor, mas por conta de mercados emergentes como China e Cuba, nos quais a companhia "precisava explorar". "Como a companhia contará com dois novos navios em 2017, isso tornará viável o retorno do navio para o Rio de Janeiro", explica Ursilli.

Escala em Camboriú
Além de aumentar a operação no Brasil no próximo ano, a MSC Cruzeiros também avalia a expansão para novos destinos. Ursilli revela que uma escala teste será feita em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, em março de 2017 com o MSC Preziosa, ainda sem expectativa de atuação concreta da companhia na região.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Costa Cruzeiros confirma Costa Favolosa e Costa Fascinosa para temporada 2017/2018

A Costa Cruzeiros confirmou os navios Costa Favolosa e Costa Fascinosa, para temporada brasileira de 2017/2018, a companhia completa e comemora 70 anos de atuação consecutiva em águas brasileiras.
O Costa Favolosa retorna pela quarta vez para América do Sul e fara embarques no porto de Santos, onde chega dia 14 de dezembro de 2017 e fica até dia 3 de março de 2018. O navio visitará destinos nacionais como Salvador, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Ilhabela, Búzios, além de Buenos Aires e Montevidéu em cruzeiros de três a oito noites.
O Costa Favolosa estará na praia de Copacabana na noite de Réveillon e será palco para os cruzeiros temáticos – 4º Senior, 2º CostaClub, 15º Dançando a Bordo, 16º Bem-Estar e o 24º Fitness.
 O Favolosa dia 3 de fevereiro de 2018, recebe o 16º Bem-Estar, já no dia 17 de fevereiro vai para o prata para quarta edição do Senior e o 2º CostaClub que serão realizados simultaneamente e embalados por atividades diferenciadas em comemoração aos 70 anos de operação da Costa no Brasil, na saída do dia 25 de fevereiro, acontece a 24ª edição do cruzeiro Fitness, com destino a Salvador. A programação temática se encerra com o 15º Dançando a Bordo, partindo no dia 3 de março de 2018.
O Costa Fascinosa volta para sua quinta temporada na América do Sul, terá como porto base o de Buenos Aires com embarques do Rio de Janeiro e fará viagens de oito e nove noites . O Fascinosa também estará ancorado na praia de Copacabana para a queima dos fogos na noite de Ano Novo.
“Incorporamos à América do Sul nossos navios mais modernos, tecnológicos e que representam o melhor da cultura e da hospitalidade italiana em alto-mar. Além de grande capacidade, nos navios Costa Favolosa e Costa Fascinosa alinhamos as expectativas de nossos hóspedes a uma série de inovações em gastronomia, entretenimento e serviços”, destaca Renê Hermann, diretor geral da Costa Cruzeiros para a América do Sul.
A temporada 2017/2018 ainda será marcada pelas tradicionais travessias entre a Europa e a América do Sul e vice-versa. Esses cruzeiros são experiências memoráveis, que possibilitam ao hóspede viajar no tempo, vivenciar uma aventura em alto-mar e conhecer novos lugares de uma única vez. Entre os destinos percorridos: Savona, Barcelona, Cadiz, Arrecife, Las Palmas, Casablanca, Santa Cruz de Tenerife, além das cidades brasileiras de Recife, Maceió, Salvador, Ilhéus e Rio de Janeiro.

domingo, 11 de dezembro de 2016

Acordo inédito, reduz custos no Porto de Santos para companhias de cruzeiros

Os Práticos são responsáveis a orientar a navegação
dos navios na entrada e saída dos portos.
Para incentivar o turismo de cruzeiros no litoral paulista, sobretudo na região de Santos, São Sebastião e Ilhabela, a Clia Brasil e a Praticagem São Paulo assinaram acordo para dar uma remuneração diferenciada a serviços de praticagem para navios de cruzeiros, reduzindo os custos deste item. Após dois anos de negociações, chegou-se a uma tabela com vigência para cinco temporadas.
Os valores serão calculados com base no número de leitos e escalas dos cruzeiros. Ou seja, quanto maior for o número de escalas em Santos ou São Sebastião, maior será o desconto. Segundo a Clia Brasil, chegou-se a um desconto de 26% nas taxas para a temporada que se inicia agora.
“Esse acordo é muito positivo. A praticagem abriu essa oportunidade de negociação e chegamos a uma tabela customizada para os navios de passageiros, um fato inédito no mundo”, comentou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.

Iniciada no final de novembro, a temporada 2016/2017 de cruzeiros terá sete navios em águas brasileiras. A expectativa é que 381 mil cruzeiristas sejam atendidos, passando por 108 roteiros diferentes de viagens. 

De acordo com o presidente da Praticagem de São Paulo, Cláudio Paulino Rodrigues, as negociações para a definição do novo cálculo de cobrança do serviço demoraram quase dois anos para serem concluídas. A intenção foi ampliar o número de escalas de navios de passageiros no Porto e ainda incentivar o desenvolvimento do setor de serviços e de atendimento ao turista na Cidade.
Prático sobe a bordo de navio na Barra de Santos: profissionais são responsáveis por orientar a navegação no interior das áreas portuárias 
“Esta é uma demanda que a indústria de cruzeiros apresentou há bastante tempo. Nós entendemos o momento que o Brasil está passando, entendemos a diminuição do número de navios de cruzeiros e sentamos para conversar no início de 2015, até chegarmos a uma definição agora”, explicou o executivo. 
Até ontem o preço cobrado era baseado em uma tabela negociada com o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar). A partir de agora, o custo do serviço de praticagem dos navios de cruzeiro passa a ser calculado com base no número de escalas no complexo santista e no Porto de São Sebastião, no litoral norte do Estado.
“Na tabela, há um fator de preço relativo ao número de leitos que o navio oferece e outra coluna diz respeito à quantidade de escalas que as empresas de cruzeiros fazem aqui, no Porto de Santos. Um navio que faz oito escalas vai pagar cerca de R$ 13, 00 por leito. Já para um navio que venha para cá e faça mais de 20 escalas, esse preço fica perto de R$ 10,00 ou R$ 11,00”, explicou Rodrigues. 
Conforme a nova tabela da Praticagem, o valor mais baixo a ser pago pelas armadoras de cruzeiros é de R$ 10,37 por leito. Neste caso, é necessário que a embarcação atraque mais de 46 vezes em Santos na mesma temporada. Em São Sebastião, o valor cai para R$ 8,78, nas mesmas condições. Já os preços mais caros são R$ 15,75 e R$ 16,65, respectivamente.
Negociação
Para o presidente-executivo da Clia Brasil, Marco Ferraz, a mudança de cálculo era necessária devido às características dos navios de cruzeiros. Segundo ele, por conta dos dois motores instalados nas partes dianteira e traseira das embarcações, a manobrabilidade torna-se muito mais fácil, além da tecnologia moderna, que não exige tantos esforços dos práticos. 
“Como a gente está em um momento de falta de competitividade no Brasil, a gente tem que melhorar em todos os segmentos. E a praticagem é um segmento importante, que gera um custo para os armadores. Essa abertura que eles nos deram para a gente mudar o método e começar a fazer o cálculo em leitos foi muito importante. A gente espera que esse exemplo seja seguido por outras praticagens, porque a gente tem um País pronto para receber navios”, afirmou. 
Mas, para Ferraz, além da assinatura do acordo com a Praticagem de São Paulo, existem outras questões que precisam ser repensadas para garantir uma maior oferta de navios de cruzeiros no cais santista. “A gente tem que mexer em muitos outros segmentos, mas (o desconto da Praticagem) é um impacto importante, sem dúvida. Estamos falando em 26% e tem muitos milhões de custos nesse setor. É relevante esse desconto. A gente fica mais perto do que é praticado no mundo todo e transforma o Brasil em um País um pouco mais competitivo. Temos que melhorar em infraestrutura, impostos e custos”, explicou o presidente-executivo da Clia Brasil.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Sovereign chega hoje em Santos e abre temporada de embarques no porto

O navio Sovereign (Soberano), da Pullmantur, atraca nesta terça feira "6", por volta das 10 horas, em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), em Santos com 2.733 passageiros.
É o primeiro navio da temporada 2016/2017 de cruzeiros marítimos a fazer escala regular em Santos, que começou em 13 de novembro com a chegada do Insignia (Ocean Cruises), em trânsito.
Procedente de Recife, onde chegou no último dia 30/11, após o término do cruzeiro da travessia da Europa, o Sovereign partiu no dia 01/12, após uma pernoite em Recife, para um cruzeiro de cinco noite rumo a Santos. O navio tem saída prevista para ás 17 horas rumo ao Rio de Janeiro e Búzios, em um minicruzeiro de quatro noites, este mês, ele retorna a Santos nos próximos dias 10, 14 e 18, de um total de 22 escalas previstas para temporada.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Costa Fascinosa inicia travessia para o Brasil

O navio Costa Fascinosa, inicia hoje a travessia para o Brasil, entre 19 de dezembro de 2016 e 17 de março de 2017, o navio fará embarques no Porto de Santos com roteiros de três a oito noites, com mini-cruzeiros, cruzeiros para Bahia e cruzeiros para a região do Prata
Acompanhe o roteiro da travessia !!!
ITÁLIA-BRASIL  - 18 noites
01/12 Qui SAVONA Itália                               09.00 17.00
02/12 Sex BARCELONA Espanha                  13.00 18.00
03/12 Sáb navegação
04/12 Dom CASABLANCA Marrocos            09.00 23.00
05/12 Seg navegação
06/12 Ter ST. CRUZ DE TENERIFE Canárias 08.00 18.00
07/12 Qua navegação
08/12 Qui navegação
09/12 Sex navegação
10/12 Sáb navegação
11/12 Dom navegação
12/12 Seg navegação
13/12 Ter RECIFE                                              08.00 19.00
14/12 Qua MACEIÓ                                          07.00 13.00
15/12 Qui SALVADOR                                      08.00 14.00
16/12 Sex navegação
17/12 Sáb RIO DE JANEIRO                             08.00 18.00
18/12 Dom BÚZIOS                                          07.00 17.00
19/12 Seg SANTOS                                           08.00